fbpx
Whats app : (31) 98473 1928 (31) 4141-6648

Quem somos

Nossa História

Em 1992 existia um sonho… Naquela época queríamos nos especializar em medicina fetal, mas no Brasil não existiam residência ou pós-graduação em medicina fetal. Era preciso sair do país. Não foi difícil escolher o serviço, pois desde aquela época o serviço de medicina fetal do King’s College Hospital, Londres – UK, coordenado pelo professor Kypros Nicolaides já era uma referência mundial. Embora a escolha tenha sido fácil, chegar até lá exigiria muito esforço.

O esforço financeiro seria grande, mas havíamos nos preparados para este obstáculo. A maior dificuldade seria receber o aceite do serviço. Naquela época não havia a facilidade dos e-mails, e tudo era feito a base de cartas que demoravam dias para atravessar o oceano. Durante quase um ano escrevemos solicitando uma vaga para  research-fellow e nunca uma resposta chegava. As nossas esperanças reacenderam quando em junho de 1993 o professor Basky Thilaganathan, naquela época braço direito do professor Kypros Nicolaides, veio ao Brasil para o primeiro encontro de especialistas em medicina fetal. Naquela época, literalmente “cercamos” o professor Basky nas escadas do auditório do Hotel Hilton, em São Paulo, e imploramos que entregasse ao professor Nicolaides as nossas cartas de pedido para vaga de fellow. Um mês depois estávamos recebendo a tão esperada carta de aceite no maior serviço de medicina fetal do mundo! Parecia um sonho… Tão rápido quanto a resposta foi prazo para estarmos lá… um mês. A correria foi grande para arrumarmos tudo e até casamento aconteceu para que em 1º de setembro de 1993 nos apresentássemos no serviço.

O período em Londres foi majestoso. Tivemos a oportunidade de participar do primeiro grande estudo sobre a medida da translucência nucal e muitos outros. O aprendizado com o grande “Professor” como é chamado pelos fellows foi e ainda é de grande valia nos dias atuais. A mudança de mentalidade com relação ao feto,  agora um paciente com perspectivas de prevenção e tratamento, assumindo o status de um paciente independente, foi fundamental para compreendermos o quão importante seria trazer essa nova mentalidade para o Brasil.

Desembarcamos no Brasil com uma certeza : Faríamos aqui um trabalho diferenciado, com atenção especial para o feto, mas sem perder o foco na atenção a gestante. Iniciamos com modelo totalmente diferente de consulta, com anamnese materna e obstétrica acompanhada por exame detalhado do feto e complementada por uma consulta de aconselhamento obstétrico-fetal no final do atendimento. Embora um modelo de primeiro mundo, foi desacreditado por muitos colegas que naquele momento não viam a importância da figura do feto que surgia como paciente. Como havíamos trazido na bagagem uma experiência completamente nova para a gestante brasileira, a medida da translucência  nucal como método de rastreamento das anomalias cromossômicas, fomos convidados a apresentar esse novo marcador no 2º  Congresso Brasileiro de Medicina Fetal realizado em Belo Horizonte (1994). Também publicamos o primeiro capítulo de um livro em português sobre o assunto : “Translucência Nucal: Um novo método de rastreamento não-invasivo para as cromossomopatias” no primeiro livro de Medicina Fetal publicado no Brasil pelo Professor Eduardo Isfer, em 1996.

Ao longo de 26 anos dedicamos nossas vidas a esse ser tão misterioso, o feto. Hoje, com experiência e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo, continuamos com aquela mesma vibração de quando recebemos a carta do Professor Kypors Nicolaides. O diferencial do nosso serviço de medicina Fetal pode ser comprovado pela atenção às nossas gestante, disponibilidade do nosso tempo de consulta, que em geral nunca é menor que 2 horas, pelo respeito ao feto e à ética médica. Nossos desejos não terminaram opor aqui e estamos iniciando essa nova década com mais um sonho realizado… A possibilidade de repassar todo nosso conhecimento aos novos pupilos da Medicina Fetal, com a coordenação da Pós-Graduação em Medicina Fetal da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

A todos que se interessaram pela nossa história, obrigado pela atenção e aguardamos vocês para uma visita.

Heverton Peterssen e Marcos Faria