fbpx
Whats app : (31) 98473 1928 (31) 4141-6648

Malformações Torácicas

maio 29, 2020

Por :

Heverton Pettersen

Marcos Faria

Maria Tereza Penido Rebello

INTRODUÇÃO

As malformações torácicas fetais são patologias raras e constituem um grupo heterogêneo com desenvolvimento anormal do pulmão, podendo comprometer a formação dos brônquios, bronquíolos, parênquima pulmonar e o suporte de vascularização arterial ou drenagem venosa.

Na maioria dos casos, a etiologia já está presente durante a embriogênese com apresentação clínica e gravidade variáveis de acordo com o grau de acometimento pulmonar e sua localização dentro da cavidade torácica.Entretanto, quando sintomáticos, podem necessitar de cuidados neonatais imediatos de modo a promover boa ventilação e bom débito cardíaco. No entanto, muitos recém-nascidos podem ser assintomáticos no período neonatal ou mesmo na infância.

Por se tratar de patologias mais raras, o desconhecimento e a inexperiência fazem com que as malformações torácicas sejam subestimadas no período pré-natal. Desse modo, torna-se necessário aprimorar o conhecimento da embriologia e treinar os profissionais que realizam a ultrassonografia obstétrica.

O diagnóstico pré-natal é de extrema importância por definir o momento, o local, a forma de parto e o tipo de assistência que o recém nascido necessitará para que tenha uma adaptação cardiorrespiratória adequada. Este capítulo irá abordar as principais malformações torácicas fetais.

Postado em Uncategorized por medicinafetal